Contudo, outros quinhentos são contados pelo monumento erguido no centro da rotunda.
O Monumento aos Herois da Guerra Peninsular no Porto, cujo homólogo se encontra na Praça de Entrecampos em Lisboa, repesenta a Vitória da Guerra Peninsular que uniu Portugueses e Ingleses face às Invasões Francesas levadas a cabo por Napoleão Bonaparte.
Alguém me havia contado uma fantástica história de uma certa guerra, na qual intervinham dois exercitos e estando um em apuros, teria vindo um terceiro em auxilio. Em duas das bandeiras figuravam simbolicamente estes dois animais, esta parte era verdade, o que não era verdade era quem ganhava a guerra. Ao que parece o leão esmaga de facto a águia e não é a águia que carrega o leão para o safar, como me tinham contado.
Portanto, devo revelar que o Leão repesenta os vencedores, no caso, e para satisfação de verdes, vermelhos, azuis e clubes de todas as cores em portugal, os Portugueses e a Águia, como já saberam os amantes da história, representa, é claro, a bandeira francesa de Bonaparte.
Contas feitas, parece que o Leão ganha este campeonato de especulações,
tendo Portugal ganho esta guerra ainda que com a ajuda das tropas Britanicas,
Para mim, Benfiquista, como no campeonato passado quem foi campeã foi a Águia, eu digo que a Imponente e simbólica Águia Vermelha é que tem esta Guerra da 2ª Circular ganha até Maio próximo :p
Fica a curiosidade de sabermos onde entra o leão no simbolismo patriótico português, ou será por causa dos brazões ingleses? Aqui fica a especulação se alguém souber responder seria interessante.
Sem comentários:
Enviar um comentário